sexta-feira, 2 de outubro de 2015

OS BENEFÍCIOS DA FRAMBOESA PARA SUA SAÚDE


Ate pouco tempo atrás, a framboesa não era uma fruta muito popular, porém ela esta se tornando cada vez mais conhecida. A importância de seu consumo esta sendo cada vez mais reconhecido devido aos inúmeros benefícios para a saúde de lhes são atribuídos. A framboesa pertence á subfamília Ruboideae , e á família Rosaceae. O sabor doce ligeiramente ácido e aroma peculiar são características que, juntamente com a cor, tornam esta fruta muito atrativa. Ela é uma fruta rica em carboidratos e fibras (pectina), principalmente fibras solúveis, sendo por isso boa para repor as energias, também possui vitaminas (A, B1, B2 e C) e ácidos orgânicos (cítrico, málico, fórmico e salicílico). E apresenta baixo conteúdo de calorias e lipídios. Além disso, possui alto teor de antocianinas e elevado potencial antioxidante, principalmente pelos teores representativos de compostos fenólicos totais e flavonoides, importantes pelo efeito benéfico á saúde. Os fitoquímicos (flavonóides, taninos e ácidos fenólicos) possuem ação biológica relacionada com proteção antioxidante, cardiovascular, ação anti-envelhecimento e anti-cancerígena. Sendo assim, o consumo de framboesa está diretamente associado á redução da incidência de doenças do coração e câncer, além de possui atividade antiviral.
A framboesa tem sido usada em desordem do trato gastrointestinal, do trato respiratório e do sistema cardiovascular sendo administrada na forma de chás do fruto e das folhas.
 TiposExiste grande variedade de framboesas as quais se distinguem  pelas suas diferentes cores: amarela, negra e vermelha, existindo ainda framboesas alaranjadas e brancas. As mais comumente encontradas são as vermelhas e as negras.
Como utilizar: Esta fruta pode ser consumida na forma fresca, em geleias, compotas, sucos, adicionados a iogurtes, doces, tortas, etc.
Fonte: Trinutrix

Nenhum comentário:

Postar um comentário