O que é sucesso? Para muitos, pode ser ascensão financeira. Para Paulo Vieira, master trainer internacional em coaching, não é bem assim. Nascido em família com muitas posses, ele sempre teve oportunidades que o dinheiro proporcionava, mas não sentia que a sua vida estava caminhando. Foi após passar dificuldades e uma transformação que ele viu sua empresa explodir em faturamento, parou de beber e teve uma filha. Tudo isso ele credita ao processo de coaching.
O método coaching permite que o indivíduo visualize claramente os pontos fortes, aumente a autoconfiança e quebre barreiras de limitação. O objetivo é que as pessoas possam atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva. Foi esse processo que mudou a vida de Paulo Vieira, e o tornou conhecido em todo o Brasil e até internacionalmente. Suas palestras e treinamentos são motivo de transformação na vida de muitas pessoas.
O servidor federal Danilo Mendonça costuma dar palestras para turmas policiais que coordena e, quando soube do trabalho de Paulo Vieira, decidiu se inscrever analisar a performance e saber qual era o segredo dele. “Eu sou bem cético, mas na hora ele conseguiu me fisgar. Eu imergi no treinamento, nas técnicas e acabei me tornando um seguidor”, relata. O próximo passo de Danilo é a formação em coach, para aprimorar o seu trabalho.
O coach é o único profissional do Brasil a ter certificado emitido por uma universidade americana. Ele é professor da Florida Christian University, nos Estados Unidos. Formado em Engenharia Civil, nunca exerceu a profissão. De acordo com o especialista, as pessoas procuram um coach com duas intenções: resolver algum problema nas suas vidas e conquistar objetivos.
“Eu sou bem cético, mas na hora ele conseguiu me fisgar. Eu imergi no treinamento.” (Danilo Mendonça)
Paulo Vieira divide a sua vida em quatro fases. A primeira, da criança até a adolescência, onde viveu em Fortaleza e no Rio de Janeiro, desfrutando das mordomias financeiras que o pai, empresário de sucesso, proporcionava. Na segunda fase, a família passou por problemas financeiros e precisou voltar ao Ceará. Para Paulo, foi o pior momento, pois trabalhava todos os dias vendendo material de academia e, ainda assim, não tinha dinheiro nem para comprar a ração do cachorro.
Apesar de muito trabalho, não obtinha resultado e morava de favor na casa de familiares. A terceira fase de sua vida foi marcada por um curso em que participou para entender como o cérebro funcionava. A partir daí, passou a estudar a própria mente como laboratório. Com os conhecimentos obtidos, após um ano, conseguiu sair de um casamento fracassado, conheceu sua atual esposa, quitou o apartamento e montou uma consultoria para empresas, com 30 funcionários.
Essa fase lhe rendeu uma iluminação, que prefere chamar de Camila Vieira, sua atual esposa. Ela largou a profissão para auxiliá-lo, e juntos decidiram abandonar a consultoria para criar uma empresa de coach para atender o público. “Eu não queria mais fazer empresas crescerem, queria ajudar pessoas a crescer”, explica. A mudança, apoiada pela esposa, resultou em uma explosão de sucesso que é revelada na quarta fase.
Juntos, o casal criou a Febracis, maior empresa de coach da América Latina, com 100 funcionários e sedes em Fortaleza, Porto Velho, Manaus, Brasília, São Paulo, Americana, Rio de Janeiro, Curitiba e uma unidade internacional em Orlando. “Nós vamos construir uma grande sede mundial, vai ser a meca do coach do mundo, na Disney”, promete. Atualmente, Paulo Vieira é reconhecido nacionalmente e tem amigos escritores consagrados, como Augusto Cury e Willian Douglas.
Apenas de coach individual, o “guru” já tem 10 mil horas contabilizadas. Também tem quatro livros publicados, sendo “O Poder da Ação” o mais conhecido, estando entre as listas de livros mais vendidos do país. Apesar de todo o sucesso, credita o mérito a Deus, pois se identifica como um “homem de fé”, e à sua esposa.
“Ela foi o ponto de mutação. Sem ela, eu não teria avançado”. E, por último, aconselha todas as pessoas a passarem por treinamentos de coach. “Isso provoca uma mudança drástica na vida das pessoas. O SEO da Google disse que não precisava disso, e depois de fazer descobriu que conseguiu ficar melhor ainda. Então não tem desculpa”, finaliza.
Fonte: Tribuna do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário