A disputa pela Prefeitura de Caucaia, em 2016, antecipou a troca de farpas e agressões verbais entre os pré-candidatos Danilo Forte (PSB) e Lia Gomes (PDT). O ranço entre ambos ressurgiu com briga pela sucessão do prefeito Washington Gois. Danilo é desafeto dos irmãos de Lia, Cid e Ciro Gomes e estendeu o ressentimento ao segundo maior colégio eleitoral do Ceará, Caucaia, onde, na eleição do ano passado, foi o mais votado à Câmara dos Deputados.
As agressões verbais começaram na cozinha de Gois – um antigo aliado de Danilo, hoje opositor, e atual padrinho da pré-candidatura de Lia Gomes. Lia acusou Danilo de mal feitos na Presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) ao postar um link, em seu Facebook, para acesso a reportagem com denúncias contra o ex-peemedebista.
Danilo deu o troco e atacou Lia e a chamou de ‘’Dondoca que nunca botou um prego numa barra de sabão’’. Acusou Lia de querer se eleger prefeita apenas por Ferreira Gomes, irmã de Cid e Ciro. As agressões digitais saíram das redes sociais e passaram para as mesas de bar. ‘’É uma briga de afogados’’, assim definiu um ex-vereador de Caucaia, experiente no acompanhamento das cenas políticas do município.
Os dois – Danilo e Lia, querem a Prefeitura de Caucaia, mas pelas condições pré-eleitorais estão fora do jogo da sucessão municipal. Lia, apoiada por Gois, recebeu um recado do irmão Ciro para não entrar na corrida pela Prefeitura. Ciro definiu o quadro político do município como degradado. Desaconselhou e, ao mesmo tempo, sepultou a pré-candidatura da irmã. Lia, como boa lutadora, não desistiu do sonho, mas saiu fragilizada no cenário político local.
O padrinho de Lia – Washington Gois, recebe e ler com tristeza as pesquisas de opinião pública que o colocam em um patamar de desgaste popular que o impedem de eleger o sucessor ou a sucessora. Desafeto de Lia Gomes, Danilo Forte já atraiu mais atenção com a pré-candidatura a prefeito. São poucos os aliados que ainda o vêem como pré-candidato.
Pré-candidatura de Danilo Forte perde fôlego
Lideranças políticas e comunitárias que seguiam ou ainda seguem Danilo Forte sentem de perto que o fôlego do ex-peemedebista para ser candidato perdeu intensidade após o rompimento com o presidente da Executiva Regional do PMDB, senador Eunício Oliveira, e com a transferência do domicílio eleitoral da esposa Valéria para Caucaia.
Há quem diga que, com essa mudança, Danilo tem mais interesse em indicar Valéria para compor uma chapa como candidata a vice-prefeita. Antes desses episódios, que movimentam os bastidores políticos de Caucaia, Danilo perdeu o principal apoio que poderia colocá-lo na linha de frente da corrida pela Prefeitura: o aliado Washington Gois trocou de lado e de candidato.
Gois se afastou-se de Danilo Forte e ampliou laços com a médica Lia Gomes, a quem sempre trata como amigo e a quem apresenta como sua pré-candidata às eleições de 2016. A disputa de bastidores e a troca de farpas nas redes sociais, entre Danilo e Lia, talvez retrate o que o ex-governador Ciro Gomes disse: a política em Caucaia está degradada.
Fonte: Redação do Jornal Grande Porto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário