sexta-feira, 28 de agosto de 2015

SANTA CASA REALIZA ATIVIDADE DO PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

Momento da atividade do Projeto de Educação Populara em Saúde realizado na Santa Casa
Na manhã dessa terça-feira (25), aconteceu a primeira atividade do Projeto de Educação Popular em Saúde da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, com o tema Dengue e Zika. O evento tem apoio do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da SCMS, através da Educação Permanente, e é promovido pelo Núcleo de Acolhimento com Classificação de Risco do Serviço de Urgência e Emergência da SCMS, com a participação de bolsistas e preceptores dos Curso de Enfermagem, que realizam atividades de estágio na Santa Casa.
Conforme o projeto, a educação popular em saúde é uma maneira de informar e instruir a população, em especial os acompanhantes dos pacientes do Hospital, evitando, assim,  doenças e agravos decorrentes de acidentes. O objetivo é o de promover a saúde, proteger o paciente e prevenir doenças. Os temas escolhidos para trabalhar as ações de orientação e prevenção foram: Dengue, Zika, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Acidentes de Trânsito. Estes, distribuídos em três ocasiões, um a cada mês. O próximo momento acontecerá no mês de setembro e tratará dos AVCs. Em outubro, encerando a primeira fase do projeto, a temática será Acidentes de Trânsito.

Orientações
Acompanhantes recebem orientações sobre Zika e Dengue
Entre os usuários do Hospital, que participaram do primeiro momento do projeto, estava Joelma Santos, da cidade de Jijoca, que acompanhava uma amiga, assistida na Emergência da Santa Casa. Ela destacou a importância das orientações recebidas. "Achei muito importante saber sobre a Zika e a Dengue, pois são muito parecidas e agora terei mais cuidado com o mosquito transmissor", diz Joelma Santos. A equipe responsável pelo projeto é composta pelas enfermeiras Rejania Ávila (coordenadora) e Milena de Melo (facilitadora), e as bolsistas Kelma Souto (INTA) Camila Martins (UVA), Jamily Policarpio (UVA), Maria José (UVA), Samia Freitas (INTA) e Tarciane Correia (UVA), com o apoio da enfermeira Jéssica Mendes (DEPE).

Fonte: Blog Encontro com a Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário