quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Premiê da Grécia renuncia ao cargo e convoca eleições antecipadas



O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou nesta quinta-feira (20/08) que vai renunciar e propôs à nação eleições antecipadas.


A imprensa local fala na possível data de 20 de setembro para o pleito. Apesar da renúncia, Tsipras só sairá do cargo quando for formado um bloco para o novo governo.

"Eu apresentarei minha renúncia, bem como a renúncia do meu governo ao presidente da República", declarou o premiê em discurso ao vivo na televisão grega.

"Mas eu me sinto na obrigação de submeter meu balanço ao seu julgamento. Vou perguntar ao povo grego. Vocês vão decidir quem vai dirigir o povo grego no futuro", acrescentou à população.


"Nós estamos hoje em uma situação sem precedentes", prolongou. "Nós não conseguimos obter o acordo que nós esperávamos, mas foi o melhor acordo", afirmou. "Em momentos difíceis, nós devemos nos ater e conquistar o que mais importa: nosso país e nossa democracia. Obrigado, Grécia".  


A decisão vem poucas horas após o MEE (Mecanismo Europeu de Estabilidade) dar sinal verde ao desembolso inicial de 23 bilhões de euros a Atenas, possibilitando o governo grego a pagar uma dívida no valor de 3,4 bilhões de euros ao BCE (Banco Central Europeu).


Fonte> Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário