segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Dicas de saúde | Os perigos do sedentarismo



O sedentarismo é considerada a “doença do século”, cada vez mais observamos que a obesidade começa na infância, e a praticidade que a tecnologia nos oferece torna cada vez mais sedentários.
 Uma pesquisa, publicada recentemente na revista médica Lancet, estima que um terço dos adultos no planeta não têm praticado atividades físicas suficientes, o que tem causado 5,3 milhões de mortes por ano em todo o mundo. É um número de mortes equivalentes aos ocasionados em decorrência do tabagismo. A inatividade física seria responsável por uma em cada dez mortes por doenças como problemas cardíacos, diabetes, câncer de mama e do cólon, de acordo com o estudo. Os pesquisadores dizem que o problema é tão grave que deve ser tratado como uma pandemia.
A solução para o sedentarismo está em uma mudança generalizada de mentalidade, e o estudo sugerem a criação de campanhas para alertar o público dos riscos da inatividade, em vez de lembrá-lo somente dos benefícios da prática de esportes. O desafio global é claro: tornar a prática de atividades físicas como uma prioridade em todo o mundo para aumentar o nível de saúde e reduzir o risco de doenças. Segundo a equipe de 33 pesquisadores (vindos de centros de vários países diferentes), os governos deveriam desenvolver formas de tornar a atividade física mais conveniente, acessível e segura.

Fonte> A Folha Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário