sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

PROCON DE FORTALEZA MULTA CLARO EM R$ 5 MILHÕES

O Procon de Fortaleza tem trabalhando arduamente para fiscalizar o serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel na capital cearense. A fiscalização intensiva tem surtido efeito, e os resultado começam a aparecer. Nesta semana a Claro foi multada em R$ 5 milhões após várias denuncias dos usuários da operadora
, que reclamavam de sucessivos bloqueios de internet móvel, mesmo tendo comprado pacotes ilimitados. O Procon averiguou as queixas dos clientes e o material publicitário da operadora referentes ao serviço e entendeu que houve uma "distorção" de informações, quebra unilateral de contrato e que informações importantes sobre o funcionamento do pacote de internet foram suprimidas. Essa não é a primeira vez que uma prestadora de serviços telefônicos sofre penalidades do órgão. Em maio de 2015 o Procon entrou com uma ação civil pública contra as operadoras Tim, Vivo, Claro e Oi por situação semelhante. 
Segundo o Procon, a prática de bloqueio de pacote de dados e ocultação de informações contratuais tem se tornado comum, e que o número de denuncias tem crescido a cada ano. Esta conduta fere os direitos do consumidor, e nos casos de reincidência, as penalidades tem acréscimo de um terço da multa inicial. 
Vale lembrar que o Brasil é o 5º maior consumidor de telefonia móvel do mundo. No ranking dos estados brasileiros que mais utilizam os serviços móveis, o Ceará ocupa a 7ª colocação, com 495 mil usuários, o primeiro colocado é o estado de São Paulo com 1,8 milhão de pessoas que dependem das operadoras para se comunicar. 
Mesmo diante de todo este potencial de consumo do povo brasileiro, as operadoras ainda vivem tratando seus clientes de forma desrespeitosa, e ocasionando prejuízos para quem precisa de seus serviços no dia a dia. 

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