Segundo os moradores, a água que chega é através de carro pipa, e dificilmente, consegue abastecer a toda a população da Serra do Rosário. Um antigo projeto da Prefeitura de Sobral, visava construir uma adutora que já deveria ter sido entregue à população há vários anos, mas que os trabalhos nem chegaram a ser iniciados.
O projeto da adutora previa trazer água do açude Aires de Sousa, no distrito de Jaibaras, através de canalizações. Na época, o prefeito Clodoveu de Arruda chegou a realizar o processo de licitação, e a Empresa Visual Construções LTDA ganhou o pregão.
O projeto da adutora previa trazer água do açude Aires de Sousa, no distrito de Jaibaras, através de canalizações. Na época, o prefeito Clodoveu de Arruda chegou a realizar o processo de licitação, e a Empresa Visual Construções LTDA ganhou o pregão.
De acordo com o Secretário de Obras do Município, Ílo Santiago, a empresa atrasou o tempo de início dos serviços e, por várias vezes, teria sido notificada pela prefeitura, até que o prefeito Clodoveu Arruda, decidiu anular o contrato. Ílo Santiago disse que as outras empresas que participaram do pregão foram comunicadas e convidadas a uma nova rodada de negociações, mas, segundo o próprio secretário de Obras, nenhuma desas empresas mostrou interesse em participar: “A construção da adutora do Jordão é uma obra bem complexa. O trajeto é bem difícil, tendo em vista a área rochosa. Acreditamos que, por conta dessas dificuldades, as empresas não quiseram participar novamente”, explicou Ílo Santiago.
Um novo projeto para a construção da tão sonhada adutora para o distrito do Jordão está sendo finalizado, faltando apenas, segundo a Prefeitura, alguns pequenos ajustes. O secretário de Obras informou que, uma vez que o novo projeto seja aprovado pelo Ministério das Cidades, será aberta uma outra fase de licitação. Uma vez que isso ocorra, as obras deverão ser iniciadas de forma acelerada: “Todo esse processo será, rigorosamente, apressado. Queremos acelerar em tudo; no projeto, no encaminhamento ao Ministério das Cidades, no processo de licitação, e principalmente, nas obras de execução”, falou Ílo Santiago, prometendo que no começo do ano que vem, a adutora será entregue á população da serra do Rosário: “Vamos trabalhar para isso. Pode haver algum imprevisto? Claro que sim. Mas queremos e vamos trabalhar para que nada aconteça e os tempos estabelecidos sejam cumpridos”, finalizou o Secretário de Obras de Sobral.
O novo projeto para a construção da adutora do Jordão, não irá mais captar água do açude Aires de Sousa, em Jaibaras, tendo em vista o baixo volume hídrico do reservatório, mas da sede do Município. O valor para o projeto , segundo informou a Prefeitura, será mantido do antigo projeto, ou seja, 7 milhões de reais.
Acompanhe a reportagem especial da semana no nosso vídeo abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário