quinta-feira, 3 de setembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DA MAÇÃ PARA A SAÚDE

Hoje vamos desvendar o mistério por trás de um antigo ditado que afirma que se comermos uma maçã por dia, mantemos o médico afastado. Será que isso é verdade mesmo? Quem criou o ditado certamente o fez por conhecer bem as propriedades da maçã, que vão além da alta concentração de fibras e vitaminas B, C e E.

Qual a relação da maçã com a diabetes?

O consumo de frutas por pessoas diabéticas deve ser acompanhado por um médico. Nutricionistas recomendam o consumo de duas maçãs pequenas por dia, já que é uma fruta rica em pectina, fibra que ajuda no controle da glicemia.

A maçã pode ajudar no combate ao colesterol?

Sim. Foi constatado por pesquisadores da Universidade da Flórida através de uma pesquisa com 160 mulheres entre 45 e 65 anos de idade que a fibra pectina auxilia na redução do mau colesterol. A pectina forma uma fibra na parede do intestino, impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras.

A maçã pode reduzir o risco de AVC?

Em outro estudo, que por dez anos foi realizado pela Universidade de Wageningen, na Holanda, foi constatado que frutas com polpa branca, como a maçã, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Os responsáveis pela pesquisa confirmaram que o consumo de uma maçã por dia reduzia o risco em cerca de 40%.

Já que estamos em uma época mais fria e os problemas respiratórios sempre aparecem, a maçã também pode ajudar?

Com certeza. A fruta possui antioxidantes que ajudam a melhorar a capacidade respiratória e protegem os pulmões. Pessoas que comem cinco maçãs ou mais por semana têm menos problemas de respiração, incluindo a asma. Isso é o que mostra um estudo feito na Universidade de Nottingham, na Inglaterra. A maçã também possui uma propriedade adstringente que auxilia a garganta e as cordas vocais.

E quem tem azia, gastrite e úlceras? A maçã também pode ajudar?

A maçã possui agentes cicatrizantes, que em casos de incômodos ou males estomacais ou esofágicos são fundamentais para a melhora. Além de ajudar no funcionamento intestinal, sua concentração de fibras ainda age positivamente na mucosa do sistema digestivo, regularizando suas funções. Para quem sofre com problemas de má cicatrização, equimoses ou sangramento das gengivas, a maçã também pode ajudar.

A maçã pode ajudar na saúde bucal?

Com certeza. A maçã, além de todas as suas propriedades, pode matar 80% dos germes e bactérias causadores da cárie dentária.

Cuidar do sistema nervoso também é muito importante. A maçã pode ajudar?

Essa fruta é rica em vitaminas do complexo B, o que ajuda na boa funcionalidade de todo o sistema nervoso, além de ser uma ótima fonte de nutrientes, vitamina C e ácido fólico. Desta forma, ela ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Maçã é boa para evitar o envelhecimento? E o câncer?

Ela é uma fruta rica em taninos e flavonóides, fitonutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes e antiinflamatórios, o que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Além disso, os flavonóides auxiliam no combate às doenças cardiovasculares e possui componentes que ajudam na prevenção do câncer do cólon, de próstata e de mama.


Começando uma dieta, qual a importância da maçã?

Grande. A maçã é uma fruta muito indicada pra quem quer começar uma dieta. Suas fibras ajudam a dar a sensação de saciedade. A casca, por exemplo, possui fibras que não são digeridas tão rapidamente e, por isso, ficam no estômago por mais tempo. A fruta também reduz a vontade de comer doces e chocolates.
Podemos perceber que a maçã é uma fruta fantástica em vários aspectos. Além de todos esses benefícios, anote: a maçã tem vitaminas B1, B2 e B3, ajuda a evitar problemas de pele, queda de cabelo e ainda regula o organismo. Depois de todas essas dicas, inclua a maçã na sua alimentação.

Fonte: Organomix

Nenhum comentário:

Postar um comentário