De uns tempos para cá, o cargo de Governador virou um cargo de confiança de um grupo político. Corta essa! Governador é o cargo máximo de um Estado, e tem a função de cuidar dos assuntos públicos, do povo.
Tá certo que a ex-secretária de educação Izolda Cela, possivelmente será a escolhida pelos Ferreira Gomes, e seja bom fazer uma matéria no fantástico falando da educação, área que ela atua, para começar a levantar seu nome em busca de reconhecimento popular e de votos . Mas venhamos e convenhamos, esses poderosos já não insinuam que o povo é burro; estão afirmando mesmo!
Palhaçada ou politicagem, mesmo? Do que adianta Sobral ou o Ceará ser referencia na educação, se o Brasil está entre as 05 piores educações do mundo.
Pra se falar de educação referencial, é preciso se ter filhos da classe média e alta estudando só em escola pública. Enquanto o ensino particular estiver dominando, não venha com essa balela. Veja a seguir:
De acordo com o estudo realizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em 2012, da OCDE, apesar da melhora nos resultados, os estudantes brasileiros na faixa de 15 anos ficaram em 55° lugar em leitura entre os 65 países analisados pelo estudo. O Pisa avalia a cada três anos a performance de estudantes em leitura, matemática e ciências, com idade de 15 anos ou mais, matriculados a partir da 7ª série do ensino fundamental.
O Brasil totalizou 410 pontos em leitura, resultado semelhante aos registrados pela Colômbia e Tunísia e abaixo da Costa Rica, mas acima da Argentina e do Peru.
A China, que liderou a classificação também em matemática e ciências, obteve 570 pontos em leitura.
O PISA revela um dado alarmante em relação ao nível de leitura dos estudantes brasileiros: quase a metade (49,2%) ficou abaixo do nível de competências básicas (classificado como nível 2 – que representa 407 pontos).
Na área de matemática, os alunos brasileiros ficaram em 58° lugar, totalizando 391 pontos. O resultado é comparável ao da Albânia, Jordânia, Tunísia e Argentina. A média obtida em matemática pelos países da OCDE foi de 494 pontos. A China totalizou 613 pontos nessa disciplina.
Em ciências, os estudantes brasileiros ficaram em 59° lugar, com 405 pontos.
Quase 20 mil estudantes brasileiros de 837 escolas participaram dos testes do PISA 2012, que avaliou 510 mil alunos em 65 países.
A organização destaca ainda no estudo PISA que o nível de repetência ainda é extremamente elevado no Brasil e ocorre em maior número entre os estudantes socialmente desfavorecidos.
(Fonte: BBC Brasil e G1.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário