quinta-feira, 30 de julho de 2015

Os deputados que não faltaram a nenhuma sessão em 2015

Apenas 8% dos deputados estiveram presentes em todas as sessões deliberativas da Câmara Federal em 2015. Isto é, dos 513 deputados, só 44 compareceram a todos os dias em que a presença foi exigida. Confira abaixo se o seu deputado consta na lista


Apenas 8% dos 513 deputados compareceram a todas as sessões reservadas a votação na Câmara no primeiro semestre da nova legislatura.
Entre 1º de fevereiro e 17 de julho, a presença dos parlamentares só foi exigida em 67 dias. Ainda assim, somente 44 deputados participaram de todas as sessões deliberativas. Entre eles, 20 são calouros na Casa e exercem o primeiro mandato federal. O levantamento é do Congresso em Foco.
Entre os campeões da assiduidade no primeiro semestre da atual legislatura, quatro tiveram 100% de presença nos quatro anos da legislatura passada. Carlos Manato (SD-ES), Lincoln Portela (PR-MG), Pedro Chaves (PMDB-GO) e Tiririca (PR-SP) não faltaram a sequer uma sessão nos últimos quatro anos e mantiveram o desempenho no começo do atual mandato.
A lista dos 100% presentes no primeiro semestre inclui representantes de 16 partidos, 15 estados e do Distrito Federal. PMDB, PT e PP têm cinco nomes cada. PSB, PR e PSDB, quatro. Também têm representantes na relação dos mais assíduos o PCdoB e o Pros (com três deputados), o PTN, o PTB, o PSD e o PRB, com dois, e o PPS, o Psol, o PSC e o SD, com um cada.
A lista dos deputados que não faltaram a nenhuma sessão em 2015:
Carlos Gaguim (PMDB-TO)
Afonso Hamm (PP-RS)
Alan Rick (PRB-AC)
Antonio Brito (PTB-BA)
Artur Bisneto (PSDB-AM)
Beto Faro (PT-PA)
Bohn Gass (PT-RS)
Carlos Manato (SD-ES)
Chico Alencar (Psol-RJ)
Chico D’Angelo (PT-RJ)
Chico Lopes (PCdoB-CE)
Christiane Yared (PTN-PR)
Conceição Sampaio (PP-AM)
Delegado Eder Mauro (PSD-PA)
Delegado Edson (PTN-MG)
Dimas Fabiano (PP-MG)
Eduardo Cury (PSDB-SP)
Flavinho (PSB-SP)
Glauber (PSB-RJ)
Hermes Frangão (PMDB-PR)
Hissa Abrahão (PPS-AM)
João Derly (PCdoB-RS)
José Stedile (PSB-RS)
Lázaro Botelho (PP-TO)
Leônidas Cristino (Pros-CE)
Lincoln Portela (PR-MG)
Luiz Couto (PT-PB)
Marcio Alvino (PR-SP)
Marcos Rotta (PMDB-AM)
Miguel Haddad (PSDB-SP)
Miguel Lombardi (PR-SP)
Miro Teixeira (Pros-RJ)
Nilson Pinto (PSDB-PA)
Odelmo Leão (PP-MG)
Orlando Silva (PCdoB-SP)
Pedro Chaves (PMDB-GO)
Professor Victório Galli (PSC-MT)
Ronaldo Fonseca (Pros-DF)
Ronaldo Martins (PRB-CE)
Roney Nemer (PMDB-DF)
Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ)
Tenente Lúcio (PSB-MG)
Tiririca (PR-SP)
Weliton Prado (PT-MG)

Fonte>Pragmatismo Político

Informe Publicitário


Dilma veta extensão de regra de ajuste do mínimo para aposentadoria


Governo era contra regra para aposentados.
Senado havia aprovado modelo no início de julho.

A presidente Dilma Rousseff vetou a extensão da política de reajuste do salário mínimo, que consiste na variação do PIB de dois anos anteriores, mais a inflação, para todos os aposentados do INSS
O veto foi publicado na edição desta quinta-feira (30) do "Diário Oficial" da União. A presidente afirma no texto que decidiu vetar o projeto, parcialmente, por inconstitucionalidade. A medida volta agora à avaliação do Congresso Nacional.
O Senado havia aprovado no início do mês a medida provisória que prorrogava até 2019 o atual modelo de reajuste do salário mínimo e estendia a regra para as aposentadorias. Como foi votada sem mudanças em relação ao texto aprovado pela Câmara, a matéria seguiu para sanção presidencial.

Pela medida provisória, o mecanismo de atualização do salário mínimo continuaria a ser calculado com a correção da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.

A MP foi editada em março pela presidente Dilma Rousseff, mas não incluía a extensão da regra para aposentados, o que foi incluído na Câmara por meio de emenda. O governo é contra a mudança porque alega que extensão da norma para aposentados pode comprometer as contas previdenciárias. Segundo o ministro Carlos Gabas (Previdência), a alteração gera R$ 9,2 bilhões em gastos extras por ano – sendo R$ 4,6 bilhões em 2015.
A votação no Senado foi marcada por diversas tentativas de governistas para impedir a aprovação da matéria com o trecho que contraria o governo. Inicialmente, os senadores José Pimentel (PT-CE) e Cristovam Buarque (PDT-DF) tentaram aprovar uma emenda para alterar o texto, o que faria com que o projeto voltasse à Câmara e não seguisse direto para sanção. A mudança, no entanto, foi rejeitada.
A emenda de Cristovam propunha que, ao invés de levar em conta o INPC, o índice para a correção do mínimo fosse o IPC-C1, relativo às famílias com renda mensal entre um e dois salários mínimos e meio. Cristovam discutiu com o senador Paulo Paim (PT-RS) de forma acalorada sobre a emenda. Paim acusou o pedetista de "trair" os trabalhadores, já que se a emenda fosse aprovada, o texto voltaria para nova análise da Câmara. (veja vídeo)

Polêmica sobre redação final
Depois da rejeição da emenda, o texto principal acabou sendo aprovado, conforme a Câmara votou e diferente do que o governo pretendia. Com esta derrota, o líder do governo, Delcídio do Amaral (PT-MS), tentou uma manobra regimental para adiar a análise da redação final da matéria. A votação da redação final é parte do trâmite no Senado, e ocorre sempre após a aprovação do texto principal e da análise das emendas.

Fonte>G1.Globo

Dr. Guimarães cumpre intensa agenda de reuniões com populares.


No último final de semana, Dr. Guimarães, pré-candidato a prefeito de Sobral, participou de mais dois encontros com moradores de bairros. Só esse mês, já foram 5 reuniões em que são discutidas as demandas de cada bairro ou rua, idéias para solução de problemas e propostas a serem avaliadas, desenvolvidas e incluídas num futuro plano de governo, informou a assessoria do pré-candidato.
No sábado passado foram dois eventos: o primeiro, café da manhã, numa residência no Centro de Sobral, com grande participação feminina: cerca de 40 mães de família, amigas da liderança organizadora, além de antigas apoiadoras do pré-candidato. O segundo ocorreu no Junco onde estavam mais de 60 cidadãos e cidadãs, moradores do bairro ou da proximidade. Após as discussões, todos participaram de um lanche ao final da tarde, em clima de muita descontração.

Frase do dia

Somente quem tem a vocação da política terá certeza de não desmoronar quando o mundo, do seu ponto de vista, for demasiado estúpido ou demasiado mesquinho para o que ele deseja oferecer. Somente quem, frente a todas as dificuldades, pode dizer "Apesar de tudo!" tem a vocação para a política.
-Max Weber

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Os 5 senadores que não faltaram a nenhuma sessão em 2015


Apenas cinco senadores tiveram 100% de presença nas sessões deliberativas (reuniões em que são votadas novas leis ou alteradas leis já existentes e que a presença do parlamentar é obrigatória) realizadas na Casa em 2015


No primeiro semestre deste ano, somente cinco senadores participaram de todas as sessões deliberativas realizadas na Casa. Nesse tipo de reunião, em que são votadas novas leis ou alterações em leis já existentes, a presença do parlamentar é obrigatória.
De primeiro de fevereiro a 17 de julho, período que compreende o semestre legislativo, Delcídio do Amaral(PT-MS), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Reguffe (PDT-DF),Romário (PSB-RJ) e Waldemir Moka (PMDB-MS) compareceram a todas as sessões do Senado. As informações são do Congresso em Foco.
A média de faltas dos parlamentares é a menor dos últimos três anos, considerando apenas o primeiro semestre de 2013 e 2014. O número de ausências dos parlamentares sofreu uma redução de 35% de 2013 até hoje. Tanto em 2014 quanto em 2015, foram realizadas 50 sessões deliberativas no primeiro semestre. No ano passado, os senadores acumularam quase 660 faltas, enquanto neste ano o número não chega a 500.
O senador Delcídio acredita que os projetos da área fiscal encaminhados pelo governo contribuíram para um maior engajamento dos parlamentares, e, consequentemente, maior presença em plenário. Para o petista, o início de 2015 foi marcado pela discussão de temas “muito relevantes”. “O clima de enfrentamento entre base e oposição, além dos vários instrumentos de controle da sociedade sobre os políticos, aumentam a cobrança que recai sobre nós senadores”, completa.
Waldemir Moka, outro que ficou entre os mais assíduos, disse que “a agenda do Congresso este ano foi positiva ao tratar de assuntos polêmicos”. O sul-mato-grossense ressalta que toda a segunda-feira, religiosamente, viaja para a capital federal. Conterrâneo de Moka, Delcídio possui a mesma rotina. Ambos afirmam que se elegeram justamente para trabalhar em Brasília.
Assim como Romário, Reguffe era deputado federal na legislatura passada. Ele participou de todas as sessões realizadas nos últimos quatro anos e segue sem nenhuma falta no Senado. De acordo com o político brasiliense, os parlamentares não fazem mais que sua obrigação quando participam das discussões realizadas em plenário. “É preciso ter responsabilidade com o contribuinte”, disse o senador.
Para o cientista político Leonardo Barreto, os parlamentares faltosos representam prejuízo aos cofres públicos, pois muitos projetos de lei deixam de ser relatados e até votados em algumas circunstâncias. Segundo Leonardo, a assiduidade é o primeiro indicador do nível de seriedade do parlamentar em relação ao seu mandato. ”O congressista ausente se torna um exemplo negativo para a população, que fica desmotivada a acreditar no sistema político”, afirma ele.
Fonte>Pragmatismo Político

Frase do dia

Do rio que tudo arrasta se diz que é violento. Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem.
-Bertold Brecht

terça-feira, 28 de julho de 2015

Mensagem ao politiqueiro





O que é política? Politica significa ciência do governo das nações, a arte de regular as relações de um Estado com os outros Estados, e modo de haver-se em assuntos particulares afim de obter o que se deseja. O bom político, o justo, o racional, é aquele que visa alcançar benefícios em prol de uma sociedade desassistida e massacrada por poderosos que impõe e querem impor um novo modelo de política, como já dizia o grande filosófo Rosseau em sua obra O contrato social é necessário a união entre o público e o privado, qualquer homem íntegro, não os corruptos e politiqueiros que ingresse na vida pública com certeza precisa articular parcerias com homens verdadeiros e fiéis, não seria o caso de alguns que ganham, estorquem e depois esquecem, pois existem políticos justos, verdadeiros, inovadores que seriam o caso de Dr.Guimarães e do Deputado Federal Macedo, que a um ano atrás firmaram um elo que está apenas começando, mas que já ocasiona mudanças benéficas que muitos politiqueiros não conhecem e que são prósperas para nossa cidade e região como: O projeto de lei que amplia de 30% para 50% a aplicação dos recursos do fundo nacional de desenvolvimento científico e tecnológico nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e que luta incasavelmente pela transposição do rio São Francisco, que seria a principal via para amenizar a dor do pobre sertanejo que vive enfrentando o problema da seca. Bem diferente de alguns politiqueiros que se intitulam de oposição e concederam apoio no pleito passado a Deputado(a) Estadual Miriam Sobreira que faz parte da situação e ocupa o cargo de secretária especial de políticas contra as drogas no governo de Camilo Santana, sendo aliada a dinastia FG´S. Então polítiqueiros compreendam um pouco mais sobre política, independente da aliança o que vale mais, seriam os beneficios para o povo. Como já dizia o grande William James "Não existe ser humano mais miséravel do que aquele em que a única coisa habitual é a indecisão".

Frase do dia

"Tudo está na mente. É onde tudo começa. Saber o que você quer é o primeiro passo na direção de conseguir."
-Mae West

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Convenções em Sobral















Sábado, dia 25, na Câmara Municipal de Sobral ocorreram duas convenções pártidarias já iniciando as articulações políticas para a sucessão municpal de 2016, os dois partidos que reuniram seus correligionários e pré-candidatos a Vereadores, foram o PSOL(Partido Socialismo e Liberdade) que tem como presidente o Professor Osvaldo Aguiar e o PRB(Partido Republicano Brasileiro) que tem como presidente o diretor das faculdades INTA Daniel Rodrigues.

Informe Publicitário


Nesta sexta-feira, às 18 horas, na praça Quirino Rodrigues (praça do FB).


O Troca, troca da dinastia FG




O engenheiro Lúcio Ferreira Gomes, irmão de Cid e Ciro Gomes, deve ser o novo secretário de Cidades do Estado do Ceará. A indicação familiar acontece pouco mais de 10 dias após o outro irmão, Ivo Gomes, pedir demissão do cargo, e confirmar retorno à Assembleia Legislativa

Com a confirmação do nome de Lúcio, Camilo deixa claro que não quer briga com os irmãos Ferreira Gomes. 

Lúcio Gomes é o único dos irmãos que não atua no setor público. Ele ocupa cargo executivo na operadora de telefonia Oi, e já foi chefe de gabinete do irmão mais velho Ciro, quando este governou o Ceará de 1991 a 1994.


Texto>Ceará Nems 7 

Neste ano completam 70 anos do inicio da Guerra Fria, reflita qual sistema seria melhor, Capitalismo ou Socialismo?


Oposição ou linha auxiliar ?



De olho em 2016, vários partidos políticos se articulam para a disputa eleitoral vindoura, em que se anseia muito a cadeira de prefeito da Princesa do Norte. Alguns partidos que já possuem está função de ser linha auxiliar PTista(PCdoB,PP,PRB,PDT) já são cartas marcadas para tal empreitada. Mas a política rasteira em Sobral tem aumentado ao longo dos anos, nomes como o do patriarca da família Rodrigues, que se intitulam "oposição" começam a demonstrar seu caráter Cidista. Após entrevista no programa Tribuna e Plenário do radialista Oliveira Domingos, Oscar Rodrigues(Presidente do PMDB de Sobral) afirma que  Cid Gomes seria um excelente nome para as eleições de 2016 e que votaria no mesmo.

Escute o link: https://soundcloud.com/ver-ssimo-barroso/oscar-rodrigues-presidente-do-pmdb-de-sobral

Frase do dia

"Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é!"
-Vladimir Ilich Lênin 

sábado, 25 de julho de 2015

25 de Julho - Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.



O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres, explícita em muitas situações cotidianas.
O objetivo da comemoração de 25 de julho é ampliar e fortalecer às organizações de mulheres negras do estado, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira.

Informe Publicitário

Sexta-Feira às 18:oo horas na praça Quirino Rodrigues(FB).
Organização: Casa Rock Produções-Quintino Neto 

Advogada abandona Lava Jato e expõe submundo da operação da PF


Comentarista Paulo Vannuchi estranha abandono de advogada e afirma que pressão psicológica praticada na operação será um dia comparada à tortura


São Paulo – Em comentário hoje (24) na Rádio Brasil Atual, o cientista político Paulo Vannuchi analisa a atuação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), da mídia e a atitude da advogada Beatriz Catta Preta, que abandonou clientes da Operação Lava Jato por pressão de aliados de Cunha.

Citado por delator da Lava Jato, por ter recebido propina, Cunha conseguiu do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que solicitasse informações ao juiz Sergio Moro. “Eduardo Cunha descobriu que, na delação que o envolvia, do empresário Júlio Camargo, havia nomes tarjados. Por quê? Ele, então, fez o expediente e, corretamente, o ministro Lewandowski está solicitando informações ao juiz Sérgio Moro, que pode representar o início do que antecipo há muitos meses aqui”, referindo-se à necessidade de estancar os vazamentos seletivos da operação.

Vannuchi também comenta a notícia sobre a advogada Beatriz Catta Preta, “que já tinha despertado notoriedade e muitas críticas de seus colegas, por ser autora de nove das 17 delações premiadas”. Vannuchi lembra, inclusive, matéria da Folha de S.Paulo, que ela chega a assediar clientes de outros advogados, e se aproveita de momentos de fragilidade familiar. “Por exemplo, sistematicamente, houve um momento em que os operadores da Lava Jato, seja com Paulo Roberto Costa, Júlio Camargo e outros, ameaçaram com a convocação de familiares. ‘Seu filho está envolvido’. Isso quebra a resistência psicológica. O preso, o potencial delator, se desestrutura psiquicamente. Em algum dia isso será, sim, forçosamente comparado à tortura”, afirmou Vannuchi.
Nesse processo, a advogada Beatriz Catta Preta, apesar de jovem, teria amealhado algo em torno de R$ 25 milhões, até R$ 45 milhões, em honorários. “Júlio Camargo, ao fazer a denúncia de Eduardo Cunha, por ter recebido dele US$ 5 milhões em propina, disse que foi ameaçado por um pau mandado de Eduardo Cunha. Esse pau mandado seria Celso Pansera, parlamentar do PMDB-RJ. Ele então fez a convocação dessa advogada à CPI (da Petrobras), para que ela explicasse a origem dos seus honorários, porque ela pode estar recebendo dinheiro também de delatores que não entregaram tudo o que roubaram, ou das empresas desses delatores.”
A advogada anuncia então, depois dessa reviravolta que ataca Eduardo Cunha, que abandona as suas causas e vai se mudar para Miami. “É muito estranho uma advogada tão bem-sucedida abandonar a defesa, no que pode ser futuramente processada por seus clientes. Ela deu o prazo até o próximo dia 30 para se mudar para Miami. Esse é o submundo da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que os grandes jornais, de modo geral, não querem trabalhar”.
Fonte>RBA-Rede Brasil Atual

Frase do dia

"É a verdade o que assombra, o descanso o que condena, a estupidez o que destrói..."
-Renato Russo

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Veveu Arruda de saída da prefeitura de Sobral


O homem da cueca, assim conhecido José Guimarães, líder do PT no Ceará, não descarta a saída de Veveu Arruda da prefeitura de Sobral.


Estratégia ou não, se repete mais uma vez a saída de um prefeito na cidade de Sobral, como em 2011, o Deputado Federal Leônidas Cristino(PROS) tinha saído para assumir o ministério dos portos no primeiro mandato do governo Dilma, agora volta a se repetir com Veveu Arruda, existindo a possibilidade de assumir a secretaria das cidades que foi abandonada pelo seu aliado Ivo Ferreira Gomes. José Guimarães(o homem da cueca) considerado o principal articulador político do PT no Ceará, em entrevista não descartou a possibilidade do mau gestor Veveu Arruda de assumir a tal secretaria ou até mesmo uma cargo no governo federal. Será que é coincidência ou estratégia política para 2016 ? Se for a oposição sobralense deve estar jubilosa com a notícia,  pois acaba de entrar na jogada o vice-prefeito e médico Carlos Hilton, que do ponto de vista político, não oferece nem um medo aos seus opositores.


Informe publicitário


Luizianne pode mesmo sair do PT e negocia com o novo PSB ou o PMDB






Ex-prefeita estaria em avançadas negociações com o senador Eunício Oliveira.


A ex-prefeita de Fortaleza, e deputada federal Luizianne Lins, deve mesmo deixar o PT. A hipótese ventilada inicialmente de que o partido preterido seria o PSB, seguindo os passos da senadora Marta Suplicy, estaria perdendo forças, e agora uma nova informação promete esquentar os bastidores políticos a pouco mais de 1 ano e 4 meses das eleições municipais de 2016.


Luizianne estaria em avançadas negociações com o senador Eunício Oliveira para ingressar no PMDB e tentar voltar ao comando da Prefeitura de Fortaleza nas eleições do próximo ano. Integrantes do PT local, como o deputado estadual Elmano de Freitas e outras lideranças, tentam convencer Luizianne a mudar de ideia, mas a situação na legenda ficou insustentável com o apoio dos Ferreira Gomes ao governador Camilo Santana.



O novo PSB
A fusão do PPS com o PSB já teria definido o deputado federal Moses Rodrigues como presidente regional da nova legenda no Ceará. E o parlamentar seria favorável a filiação de Luizianne Lins. Dessa forma, a ex-prefeita teria que definir o futuro entre o novo PSB e o PMDB de Eunício Oliveira.


Fonte>Ceará News 7

Lula quer conversar com FHC para discutir crise e impedir impeachment



Petista já teria autorizado amigos em comum a organizar o encontro.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já avisou a aliados que pretende conversar com o tucano Fernando Henrique Cardoso sobre a atual crise política, informa Folha de S. Paulo. Segundo a reportagem, o objetivo imediato é conter as pressões pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Há cerca de duas semanas, amigos de Lula discutiram separadamente com ele e Fernando Henrique a possibilidade de um encontro dos dois. Os contatos ocorreram às vésperas de o ex­-presidente viajar de férias para a Europa.

Lula disse a aliados que a conversa poderia ser por telefone e antes de Fernando Henrique viajar. O tucano preferiu deixar a definição de um eventual encontro para ser discutida depois que ele voltar ao Brasil, em agosto.

Não foi o primeiro gesto de Lula na direção da oposição. Em maio, ele encontrou o senador José Serra (PSDB­SP) na festa de um amigo comum e o chamou para uma conversa reservada. Lula derrotou Serra na eleição de 2002.

Fonte>Ceará News 7

Caravana do Deputado Federal Macedo encerra suas visitas em cidades do Ceará


Frase do dia

Devemos não somente nos defender, mas também nos afirmar, e nos afirmar não somente enquanto identidades, mas enquanto força criativa.

-Michael Foucault

quinta-feira, 23 de julho de 2015

MPF pede condenação de Cerveró por corrupção e lavagem de dinheiro


                            Camargo, Cerveró, Youssef e Baiano foram denunciados na Lava Jato (Foto: Reprodução, Alaor Filho/Estadão                                                            Conteúdo, Félix R./Futura Press/Estadão Conteúdo, Geraldo Bubniak/AGB/Estadão Conteúdo)


Procuradores querem ainda condenação de Baiano, Youssef e Júlio Camargo.
Todos são acusados de envolvimento em esquema criminoso na Petrobras.


O Ministério Público Federal (MPF) pediu na quarta-feira (22) a condenação judicial do ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, do lobista Fernando Baiano, do consultor Júlio Camargo e do doleiro Alberto Youssef por crimes como corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

As alegações finais, última fase na tramitação dos processos, antes da sentença do juiz, foram apresentadas pelo Ministério Público Federal na quarta. Foi em uma audiência desta ação que Júlio Camargo afirmou que o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB), pediu US$ 5 milhões para viabilizar um contrato de navios-sonda na Petrobras. O deputado nega.
Além disso, o MPF pede a devolução de R$ 296 milhões e que as penas sejam cumpridas, incialmente, em regime fechado. O dinheiro refere-se aos valores desviados da Petrobras mais o ressarcimento pelos danos causados aos cofres públicos.

Todos são acusados de participarem do esquema criminoso bilionário na estatal desvendado pela Operação Lava Jato – com exceção de Júlio Camargo, os réus estão presos. Nestor Cerveró na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, e Fernando Baiano no Complexo-Médico Penal, na Região Metropolitana da capital paranaense.

Edson Ribeiro, advogado de Nestor Cerveró, disse que o MPF não tem elemento comprobatório nenhum para a acusação. "É lamentável que a Justiça do Paraná esteja tratando o caso desta forma", declarou.
O advogado de Baiano, David de Teixeira de Azevedo, afirmou por telefone que todos os pontos das alegações finais do MPF "serão refutados cabalmente pela defesa". Para Azevedo, a acusação de baseia em pressuposições e não em provas e fatos.
O advogado que representa o doleiro Youssef, Tracy Reinaldet, foi procurado pela reportagem do G1, mas não foi localizado. O mesmo aconteceu com o advogado Figueiredo Basto, que atua na defesa de Júlio Camargo.
Denúncia
Nestor Cerveró, que comandou a Diretoria Internacional entre 2003 e 2008, utilizou o cargo para privilegiar empresas em negociações comerciais em contratos com a Petrobras em troca de propina, de acordo com a denúncia.

Cerveró tinha na figura de Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, um operador financeiro para viabilizar o pagamento de propina por parte de Júlio Camargo, ex-consultor da empresa Toyo Setal, ainda conforme a denúncia.

Segundo o Ministério Público Federal, a propina foi de US$ 40 milhões. A quantia referia-se a contratação de um estaleiro sul-coreano.
A acusação argumenta que para dar aparência lícita à propina foram firmados dois contratos com uma empresa de Júlio Camargo, totalizando US$ 53 milhões – US$ 13 milhões ficariam com Júlio Camargo.
Ainda conforme os procuradores, Júlio Camargo passou a sofrer diversas pressões de Fernando Soares, o qual agia em nome de um dos agentes políticos destinatários finais da propina das sondas. Fernando Soares é suspeito de operar a cota do PMDB no esquema de corrupção. O PMDB nega a acusação.
O MPF afirma que o pagamento de propina foi viabilizado de quatro maneiras diferentes: transferências fracionadas no exterior, transferências realizadas em território nacional entre empresas de Júlio Camargo e Alberto Youssef, falsos contratos de prestação de serviços e por meio de notas fiscais frias.
Os crimes
O Ministério Público Federal pede que Cerveró seja condenador por corrupção passiva majorada, por duas vezes, e lavagem de dinheiro por 64 vezes – número correspondente à quantidade de transferências feitas pelo ex-diretor. O MPF pede as mesmas condenações para Fernando Baiano, sendo coautor de corrupção passiva.

Já para Júlio Camargo, o Ministério Público Federal pede condenação pelo crime de corrupção ativa, evasão de divisas, fraudes em contrato de câmbio e lavagem de dinheiro por 64 vezes.

Quanto ao doleiro Alberto Youssef, os procuradores pedem condenação por lavagem de dinheiro.

O MPF menciona que Júlio Camargo firmou acordo de delação premiada e, por isso, requer que as condições sejam aplicadas na definição das penas.

Quanto aos demais réus, pede que a pena se dê incialmente em regime fechado e “tendo em conta ainda a boa condição financeira dos acusados Fernando Soares e Nestor Cerveró, pelo que se requer seja fixado o dia-multa no máximo de cinco salários mínimos a estes acusados”.

O que dizem as defesas
Conforme apresentado pelo MPF, a defesa de Júlio Camargo destacou que o consultor realizou acordo de delação premiada, portanto, reafirmou os fatos. Contudo, disse que o valor de propina não foi de US$  40 milhões, e sim de US$ 30 milhões. Os advogados pediram o perdão judicial ou, como alternativa, aplicação das penas nos termos do acordo.

Já a equipe do ex-diretor Nestor Cerveró alegou cerceamento de defesa pela não disponibilização integral da delação premiada do também ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Costa também é réu em ações penais oriundas da Lava Jato e passou detalhes sobre funcionava o esquema. Eles também pediram a nulidade da delação premiada de Júlio Camargo, questionaram a denúncia por falta de provas e, por fim, pediram a absolvição sumária de Cerveró.

Em defesa de Fernando Baiano, os advogados também criticaram a denúncia e disseram que a ação tramita em juízo incompetente. Os juristas questionam ainda termos de delação premiada e alegaram cerceamento de defesa.

Por fim, os advogados que representam o doleiro Alberto Youssef pediram a nulidade de algumas provas apresentadas. A defesa negou que uma empresa de propriedade de Youssef, citada pela acusação, tenha sido usada para as irregularidades. E, por fim, solicitaram a produção de provas testemunhal, documental e pericial e a reunião das ações penais e de seus respectivos materiais probatórios.

Fonte>G1.Globo

A união faz a força - Dr Guimarães e Dep Federal Macedo



                                                              fotos:Tide 

Ontem, dia 22 de julho, Dr.Guimarães e assessoria junto com suas lideranças e pré-candidatos a vereadores estiveram recepcionando a caravana do Deputado Federal Macedo(PSL), o encontro ocorreu em clima de harmonia no restaurante Mr.Camarão, em que o Deputado Macedo deu entrevista a imprensa relatando os seus projetos como um dos deputados da bancada cearense mais atuante nas comissões, ele frisou um ponto importante devido ser integrante da comissão da transposição do rio São Francisco. Macedo relatou que a transposição irá ocorrer, pois segundo ele é a única esperança para o povo cearense, sobretudo, para os agricultores da região do cariri. Junto com Dr.Guimarães ele se prontificou a fortalecer o projeto de mudança na cidade de Sobral. Ao final do seu discurso Macedo afirmou com Dr.Guimarães que a humildade faz a força.

Informe publicitário



Os “Tatuzões” do Cid Gomes e o Metrofor


Com o título “Tatuzões simbolizam equívoco administrativo”, eis o editorial do O POVO desta quinta-feira. Aborda paralisação das obras de nova fase do Projeto Metrofor. Confira:
Reportagem da edição de ontem do O POVO comprova o que os cidadãos já poderiam perceber a olhos nus ao transitar, por exemplo, pelo trecho da avenida Santos Dumont próximo ao Colégio Militar de Fortaleza: obras paralisadas da linha leste do metrô.
“Paralisadas, com estruturas enferrujadas e entulhos acumulados. É a atual situação das obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor). E de acordo com a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), não há previsão para a retomada dos trabalhos. As linhas Sul e Oeste também têm obras inacabadas”, aponta a reportagem assinada pelo jornalista Igor Cavalcante.
Sabe-se que o problema é de financiamento. A linha leste é parte do Programa “Mobilidade Grandes Cidades”, do Governo Federal, que havia prometido R$ 2 bilhões para o projeto (R$ 1 bilhão do Orçamento da União e R$ 1 bilhão financiado pela CEF). A contrapartida do Governo do Ceará é de R$ 1,034 bilhão.
Restou evidente que o Ceará não tem esse bilhão para a obra, como também a parte que caberia à União foi sacrificada pela tesoura do Ministério da Fazenda. Sendo assim, não há como dar sequência à obra, cujo início nem sequer superou a fase de instalação do canteiro.
A única ação que avançou foi a questionável compra das quatro tuneladoras (os tatuzões) de um fabricante norte-americano com linha de montagem na China. Valor: R$ 128 milhões regiamente pagos pelo contribuinte. Brasil afora, esse equipamento costuma ficar sob a responsabilidade da construtora responsável pela obra, com custo embutido na licitação.
É a forma de evitar riscos desnecessários para o Estado, que, em casos de paralisações não ficará com essa caríssima maçaroca de aço encostada. Montada, a tuneladora adquirida tem 125 metros de extensão, com cerca de 740 toneladas. É evidente que os equipamentos nunca foram montados, correndo sério risco de ficarem imprestáveis pela falta de uso.
Não seria exagero sugerir que o Governo do Ceará coloque os quatro tatuzões à venda. Seria, talvez, uma forma de diminuir o prejuízo até aqui verificado.
Fonte>Blog do Eliomar

Recebi e Repasso


Frase do dia

"O que somos é um presente que a vida nos dá. O que nós seremos é um presente que daremos à vida."
-Herbert de Souza 

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Fortalecendo os passos rumo ao novo tempo




Será fácil fazer política? Em Sobral muitos líderes políticos e pré-candidatos acreditam que política se faz através de ações clientelistas, nepotismo e  pão e circo, tentando desmitificar caráter de homens íntegros e justos que não compactuam com tais ações. Talvez não conheçam a história de grandes líderes como, Antônio Conselheiro que foi um idealista na luta contra o coronelismo durante a república velha ou então alguns líderes que infelizmente ficaram esquecidos na história como, o deputado Márcio Moreira Alves que se opôs ao AI-5(Ato Institucional N°5) instituído durante o regime militar que neste ano completam 30 anos do fim desse período terrível da história política do Brasil. Pois vos digo política se faz assim ? 
Sobral que completou 243 anos ainda vive sobre projetos oligárquicos que foram difundidos em décadas passadas por Prados e Barretos e se fortalecem desde 1997 com os FG´S. Um projeto está por vim idealizado por um homem íntegro, justo, popular e companheiro Dr Guimarães, que chegou ser conhecido como o "HERÓI DO SERTÃO" que junto com sua caravana busca almejar um projeto melhor para Sobral, avante Dr Guimarães, como já dizia o grande Florestan Fernandes,"Contra as idéias da força, a força das idéias". O novo tempo está por vim! 

Eduardo Cunha desengaveta 11 pedidos de impeachment contra Dilma

Eduardo Cunha desengaveta pedido de impeachment contra Dilma protocolado por Jair Bolsonaro

Logo após anunciar o rompimento com o governo, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) desengavetou 11 pedidos de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Um deles é de autoria de Jair Bolsonaro (PP-RJ). Acusado de corrupção, o presidente da Câmara tem falado em 'vingança' e que 'não vai se ferrar calado'

Depois de anunciar rompimento pessoal com o governo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), despachou nesta sexta-feira (17) 11 pedidos de atualização de impeachment já apresentados à Secretaria Geral da Mesa contra a presidente Dilma Rousseff. Um dos protocolos [imagem acima] foi feito pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), e os demais partiram de cidadãos de diversas localidades do país.
O deputado Bolsonaro formalizou em março o pedido de cassação de Dilma. Na argumentação do requerimento, o parlamentar fluminense acusou a presidenta de ter responsabilidade nos desmandos praticados na Petrobras e desvendados pela Operação Lava Jato, investigação que tem Cunha entre os alvos.
“Fica Vossa Excelência notificado para, no prazo de 10 (dez) dias, emendar a denúncia referida em epígrafe, adequando-a aos requisitos da Lei n. 1079/1950 e do Regimento Interno da Câmara dos Deputados”, notifica Cunha, no ofício encaminhado a Bolsonaro e aos demais cidadãos, obviamente alterado o pronome de tratamento para os outros 11 subscritores.
A atitude de Cunha revela um claro sinal de desespero: considera que apoiar um eventual impeachment da presidente Dilma Rousseff seja sua possível tábua de salvação. Nos bastidores,Cunha tem falado em ‘explodir o governo’.

Afastamento

Nos próximos dias, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pode pedir seu afastamento da presidência da Câmara dos Deputados. No depoimento prestado ao juiz Sergio Moro, Júlio Camargo também disse ter medo de que Cunha pudesse fazer mal à sua família.

Vingança

Para Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a presidente Dilma Rousseff deveria ter atuado nos bastidores junto à Procuradoria Geral da República para que as denúncias de corrupção que lhe atingem em decorrência das investigações na Lava Jato não fossem adiante. Com o avanço das investigações, o presidente da Câmara se viu acuado e decidiu voltar-se contra o planalto. Acusado de receber milhões de dólares em propina, Eduardo Cunha fez um pronunciamento público nesta sexta-feira em rede nacional, mas não citou os escândalos de corrupção.
Fonte>Pragmatismo Político